22.9.09

 

Grupo Passa Bem e Aguarda Resgate na Serra do Mar

Um grupo de escoteiros se encontra dentro do Parque da Serra do Mar, núcleo Curucutu desde Domingo aguardando resgate na região da cidade de Itanhaém. Eles saíram de Embu-Guaçu no sábado e deveriam chegar ao litoral no domingo, mas não chegaram.

Essa é uma trilha muito conhecida por esse grupo formado por escoteiros do Bororós e um guia do próprio Parque da Serra do Mar, inclusive foi nesta trilha que fizemos junto com alguns integrantes do Bororós os primeiros testes com a Rede Adventure da Kampa.

Desta vez eles entraram na mata junto com um dos guias do parque para descer a serra por uma nova trilha. Sabendo disso prepararam-se para adversidades, mas a cerração e o mal tempo dificultaram reencontrar o caminho. Quem pratica essa atividade é ciente que esse tipo de situação pode ocorrer, pois a natureza oferece muitos riscos, mas existem equipamentos e técnicas suficientes para enfrentá-los adequadamente.

O grupo é experiente, está preparado e sabe com se portar em situações como essa, eles tem mantido contato com os familiares e o bombeiro via telefone celular e rádio. O local onde se encontram já foi localizado pelos bombeiros e o mais importante é que estão todos bem e secos.
Estima-se que ainda hoje a equipe de resgate chegará ao local onde o grupo aguarda o resgate.

Estamos em contado direto com os familiares e assim que tivermos novidades estaremos atualizando este artigo.


Se não consegue visualizar o vídeo, clique aqui!
Atualização 12:31h - Helicóptero faz contato visual com o grupo.
Atualização 14:28h - União dos Escoteiros diz que o grupo não esta perdido na serra.
Segundo o coordenador de comunicação da UEB, Fernando Neves, o grupo estava fazendo uma excursão na área do Núcleo Curucutu, na Serra do Mar, acompanhado de um guia do parque, quando começou a chover e eles tiveram de caminhar mais devagar. Com a demora, acabou anoitecendo e eles tiveram de dormir na mata na noite do domingo (20). De acordo com Neves, eles avisaram sobre o atraso ao grupo do qual fazem parte em São Paulo, que informou as famílias. Algum parente acionou aos Bombeiros, sem informar ao grupo, segundo Neves.
“Os Bombeiros falaram com eles por rádio e pediram para eles ficarem parados para os homens chegaram até lá. Eles conseguiriam sair sozinhos, mas ficaram lá a pedido dos Bombeiros. É um protocolo de disciplina”, afirmou Neves. Fonte G1
Atualização 15:00h - Resgate de helicóptero pode ser realizado ainda hoje.
"Ontem à noite, os escoteiros sinalizaram com suas lanternas e foram visualizados. Hoje de manhã, o helicóptero Águia localizou o grupo. Eles estão bem, estão cansados, mas ninguém está machucado. A estratégia é fazer o resgate de helicóptero ainda hoje", explicou Tenente do 6o. grupamento de Santos Vagner Martins. Fonte Jornal de Piracicaba
Atualização 18:00h - Estão retornando á pé pela mata.
Eles comeram, estão descansados e estão descendo á pé pois o tempo dificulta o pouso do helicóptero. Esta tudo bem e a previsão é que por volta das 3h da manhã eles cheguem na escola da Faz. Manbu em Itanhaém, que serve de base para a equipe de resgate e familiares. Fonte: familiares
Atualização 8:00h 23/09/09 - Após 90h na mata, grupo chega bem.
Eram quase 22h da noite de terça-feira (22) quando os bombeiros ligaram o farol de uma das viaturas. O objetivo era fazer com que os adolescentes, que estavam no alto na serra, avistassem a luz. Por meio de assobios, parentes e amigos tentavam receber uma resposta do grupo, que apareceu faltando poucos minutos para as 2h. Dali todos foram levados direto para a escola onde puderam se alimentar e contar como foram os dias na mata. Fonte: G1
Atualização 12:00h 23/09/09 - Vídeo da chegada e depoimento no SPTV .
O grupo se perdeu e resolveu parar no meio do caminho. Os bombeiros chegaram até o local e acompanharam o grupo numa caminhada de seis horas, até o ponto onde as famílias esperavam ansiosas.




Atualização 19:00h 23/09/09 - Depoimento de um dos integrantes do Grupo:
Temos uma parceria com o parque, fazemos duas vezes no ano a manutenção de uma das trilhas, que conhecemos muito bem. O pessoal do parque pediu que fizéssemos essa outra, arrumamos um mapa (de uma prova de aventura) em escala ruim 1;50.000 inapropriado, melhor é 1;10.000. Mas com gps, bussola, mapa e as dicas do Vaudé, o mateiro da parte alta do parque partimos.
A parte alta desta trilha é muito bacana, linda mesmo, no sábado a noite já estávamos no fim do platô, pegamos um rio pra sudeste que depois passou a rumar norte (o que não deveria), ai abandonamos o rio e partimos para sudeste onde caímos numas mega pirambeiras. Muito perigo de pedra rolar achamos melhor dormir e ligamos pra um dos pais que é do grupo e têm o telefone dos outros nos arquivos. Ligou e avisou-os, tava feita a merda. Dois dos pais ligaram para bombeiros e mídia.
Segunda descemos as “pirambas”, mesmo com chuva, mas percebemos que ariscaríamos muito e desistimos novamente, achamos um bom lugar pra acampar montamos as redes e dormimos o resto da tarde de chuva.
Na segunda a noite entendemos onde estávamos, queríamos descer na terça cedo, mas os bombeiros nos proibiram, vieram de helicóptero fizeram estardalhaço, desceram de rapel, começaram a cortar as árvores com moto serra até que as 15:30h da terça, vendo que o tempo não ia melhorar, concordaram em descer á pé. Pra não dizer muito sobre os bombeiros digo que lhes falta bastante treino, e talvez um salário melhor, pois um deles reclamava constantemente do bico que perderia hoje cedo.Bom, bem resumido é isso. Os jovens curtiram bastante, mesmo com os imprevistos de frio e fome, certamente cada um fortaleceu seu caráter, curtiu sua cama e comida mais que de normal.
Na terça comentei com eles que estava triste por não poder participar da massa do dia mundial sem carro, um deles virou e me disse "hoje nem carro nos vimos" dei risada. Matias M. Mickenhagen


Share/Save/Bookmark



Marcadores:






<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]